Em 2025, o filme As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, no original) completa 30 anos desde sua estreia nos cinemas. Lançado em 19 de julho de 1995, o longa dirigido por Amy Heckerling tornou-se um marco da cultura pop dos anos 1990, influenciando moda, linguagem e o gênero das comédias adolescentes. Para celebrar o aniversário, fãs e veículos de mídia têm relembrado os bastidores, o impacto cultural e o legado duradouro da produção.
Inspirado livremente no romance Emma, de Jane Austen, o roteiro de As Patricinhas de Beverly Hills foi adaptado para o universo das adolescentes ricas de Beverly Hills, na Califórnia. A diretora Amy Heckerling realizou pesquisas em escolas locais para capturar o vocabulário, os comportamentos e o estilo de vida dos jovens da época, o que ajudou a tornar o filme mais autêntico e conectado com seu público.
O filme lançou ou consolidou a carreira de vários atores:
Alicia Silverstone como Cher Horowitz, a protagonista carismática e bem-intencionada que tenta transformar a vida das pessoas ao seu redor.
Paul Rudd como Josh, o meio-irmão de Cher e seu interesse romântico.
Brittany Murphy, em seu primeiro papel no cinema, como Tai, a nova aluna que passa por uma transformação com a ajuda de Cher.
Stacey Dash como Dionne e Donald Faison como Murray, o casal secundário que também marcou época.
A trilha sonora do filme é um retrato musical dos anos 90, com faixas de bandas como No Doubt, Radiohead, Supergrass, The Muffs e Beastie Boys. O figurino, com saias xadrez, meias até o joelho e blazers coloridos, virou tendência e ainda é referência em desfiles e fantasias temáticas.
Apesar de não ter sido um sucesso estrondoso de bilheteria na época, o filme se pagou com folga e se tornou um clássico cult. Ganhou uma série de TV derivada com três temporadas e continua sendo exibido em canais como a “Sessão da Tarde”. Em 2024, a Paramount lançou uma edição comemorativa em Blu-ray com extras inéditos, e em 2025, eventos especiais e exibições públicas estão sendo organizados em várias cidades dos EUA e do Reino Unido.
A atriz Brittany Murphy, que faleceu em 2009, é frequentemente lembrada com carinho pelos fãs e colegas de elenco, especialmente por sua performance como Tai, que trouxe leveza e emoção ao filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.